top of page
tigre skif.png

O Karate-Do Shotokan e o adestramento e uso das suas armas naturais

Oss!

Ao longo do tempo em que tenho falado do Karate Shotokan na internet seja pelos textos ou vídeos falando ou mostrando, aqueles que entendem e curtem o trabalho de um modo geral, percebem que quando vão buscar um  Dojo de Karate inspirados nos meus vídeos, encontram mais do mesmo, ou seja, foco esportivo. E mesmo dentro do dito tradicional, encontram um estudo mais engessado focado na famosa busca japonesa de um golpe fulminante o qual venha acabar com o adversário com um só golpe.

Essa é uma excelente meta, ou seja, acabar com o adversário rapidamente com o mínimo de esforço e o mais rápido possível, mas nem sempre será essa a situação e realidade que viveremos e pode se tornar frustrante e até mesmo muito perigoso, contarmos com esse intuito. Muitas vezes essa crença que repito, não deve ser abandonada, mas que quando vivida de modo cego e exagerada, pode levar gradativamente os praticantes ainda que bons faixas preta, irem perdendo a  fé no discurso da arte.

Portanto isso é para tudo relacionado ao estudo do Karate-Do Shotokan Ryu e todas as suas técnicas, quero dizer, devemos estudar o Karate de modo inteligente e de acordo com variados fatores e circunstâncias incluindo nosso biotipo físico diante de um adversário mais forte o qual podemos sim derrubar com um único golpe, mas pode ser que não ocorra isso.

E é diante dessa realidade que devemos perceber onde entram aquelas técnicas mais minuciosas as quais fazem a diferença num combate diante também de determinadas situações. O que muitos alegam quando abordamos a existência das técnicas de quedas, projeções, rolamentos etc no Karate Shotokan afirmando que não adianta discursarmos sobre a existência dessas técnicas no Karate e não termos o hábito de lidar e treinar com as mesmas, eu diria o mesmo sobre essas várias armas do corpo que tanto falo, mostro e indico nos meus vídeos e que de fato estão lá no currículo da arte  e estilo e que também, estão em todos os melhores livros de Karate Shotokan, mas não haver uma vivência, treinamento e abordagem sobre as mesmas em ação e uso, assim como sobre a importância do preparo de determinadas partes do corpo como dedos, falanges dos dedos, músculos das mãos etc. para aplicação prática dessas técnicas.

Não havendo isso, não passam tais técnicas na vida de muitos adeptos, de técnicas ineficientes sem aplicação real alguma fazendo parte assim para estes, de uma crença antiga em determinadas técnicas as quais só viam no cinema.

O grande problema é termos toda essa variedade técnica e quase ninguém usa-las ou não ter visão do uso delas! Estou sempre ressaltando cada uma delas no meu canal de YouTube e trabalho com o Karate Shotokan como um todo na internet, mas muitos da própria arte carecem de visão ampla e acabam ficando no velho kizami e guiaku.

Daí você vai lá passa um panorama diferenciado e muitos daqueles antipáticos ao trabalho que não admitem uma visão mais aprofundada que resgate determinadas técnicas e valores vinda de alguém que não é um mestre, não dão credibilidade e ainda boicotam.

Por isso digo que basta de tantas postagens sobre a existência dessas técnicas e tão pouca vivência das mesmas!

Oss!

Sensei Allan Franklin

WhatsApp Image 2020-06-04 at 16.23.26.jp
WhatsApp Image 2020-06-04 at 16.34.02.jp
bottom of page