top of page

        Oss!

     Comumente os incrédulos propagam que o Karate não funciona na realidade tendo então  na mente desses, que haver a necessidade de adaptação do Karate ao MMA para que então algo seja provado em termos de eficiência. Esquecem esses que o MMA é um evento esportivo contextualizado onde dificilmente não por incompetência, mas sim por uma obrigação das condições as quais os lutadores são submetidos por estarem num ambiente regrado por ser um evento esportivo, dificilmente alguém vai vencer uma luta ali sem ter que entrar na área do Jiu Jitsu brasileiro.

       Portanto desde o início do Vale Tudo no Brasil até o MMA nascer, houve uma crescente tendência ao emburrecimento se é  que esta palavra existe no dicionário, da população no assunto artes marciais, pois se antes éramos uma nação que ignorava o assunto artes marciais tendo em cada esquina um técnico de futebol, pois cada brasileiro sempre se achou entendedor do assunto, daquele evento em diante, tínhamos então a cada esquina um mestre de artes marciais apto a falar o que funcionava ou não na realidade se baseando em quem fracassou com suas artes marciais diante dos adeptos do Jiu Jitsu.

      Esse tema inclusive bastante abordado nos meus primeiros textos no meu trabalho com o Karate-Do exposto na internet e reunidos no meu livro “Karate-Do Shotokan Ryu – Minha visão”, acaba sendo o centro de todas as mudanças no universo das artes marciais e com isso, o surgimento dos constantes questionamentos no assunto, pois com tudo isso, ficou claro que a ignorância e fantasia popular no assunto que traziam a expectativa das lutas dos adeptos do Karate-Do quando em execução real, serem  limpas visualmente como são apresentadas em demonstrações,kata, kihon e até em filmes.

      Somando a realidade de que do Vale Tudo para cá o grande público tem apenas visto adaptações do Karate ao MMA e a aproximação dele desse universo numa ânsia louca de uma credibilidade e aceitação do mesmo no âmbito da funcionalidade dele para situações reais por parte do público desse evento e as grandes massas que ele trás, muitos detalhes não foram pensados. Uma luta real não é bonita e não  precisa desse compromisso estético. Daí entende-se que foi um grande erro e até compreensível por parte do ocidental que em se pensando no grande público só viam as artes marciais orientais em filmes, acreditar que o Karate em ação vai apresentar suas técnicas de maneira tão nitidamente limpas como nos kata que por sua vez como sempre falo e abordo no livro, são como arquivos ou catálogos que transportam durante os séculos as técnicas do Karate que por sua vez, apenas se divide em estilos, mas que no fundo tecnicamente em potencial é uma só arte marcial.

     Segue o meu vídeo instrutivo sobre o tema abordado para que lhe auxilie mais nos seus estudos de Karate-Do Shotokan Ryu para que você perceba que está tudo lá nessa arte e estilo cabendo a você entender todos os aspectos que devem ser pesados para que então você compreenda que o Karate-Do é uma arte marcial e que as artes marciais se resumem numa realidade. A realidade de que a arte marcial é um corpo treinado a serviço de uma mente inteligente usando técnicas contra força bruta.

        Oss!

        Sensei Allan Franklin

Karate funciona?Sim,o Karate funciona e muito!

tigre skif.png
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
bottom of page