top of page

05/03/2015

Esta foi a entrevista  que o Programa Karate-Do conseguiu ter a honra de fazer com o grande Sensei Helio Arakaki que além de ter um trabalho brilhante em seu Dojo e na internet que muito nos inspira, vêm da mesma linhagem que pertenço, ou seja, foi discípulo do saudoso Sensei  Juiti Sagara  de São Paulo. Vamos a entrevista!

 

Programa Karate-Do:

1-Sensei Helio Arakaki, o senhor foi aluno do mestre Juichi Sagara e por isso teve um grande mestre de Karate-Do. O senhor podia nos contar um pouco da sua história no Karate-Do?

 

Mestre Helio Arakaki:

 Comecei a treinar Karate com 12 anos de idade. Na verdade, com uma pessoa que não era faixa preta. Depois treinei uma modalidade de Karate de Contato, tudo aqui em Campo Grande. Anos depois, fui estudar em São Paulo, capital. Antes de passar a treinar com Sensei Sagara, tive outros Senseis, Pedro Oshiro e Edgar Ferraz, na qual sou grato a eles pelo meu aprendizado.

Finalmente, tive a felicidade de treinar diretamente com o Mestre. Foram anos enriquecedores que muito me influenciaram a minha vida, não somente no Karate, mas enquanto ser humano.

O mestre foi um sábio. Possuidor de uma técnica notável, surpreendente, ele se preocupava na formação do karateca nos aspectos tridimensional Espírito,  Mente e Corpo. Desse pensamento ele desenvolveu o conceito de Karate Tridimensional.

 

Programa Karate-Do:

2- Na sua opinião Sensei, os treinamentos de hoje muito diferem dos treinos na época do Dojo do Mestre Sagara ou o ritmo é o mesmo?

 

Mestre Helio Arakaki:

 

 Com certeza, mudou muito. Com o Sensei, treinávamos muito Kihon, muito fundamento. E também muita ênfase ao Kata. Quanto ao treinamento dois a dois, além de técnicas a partir de uma base livre, treinávamos muito Sanbon e Ippon Kumite, hoje quase não se vê nos Dojos.

Ele nos dizia: Karate não é pare enfrentar somente Karate.

Em seu treinamento, ele incluía outras artes marciais, como o Sumô. O que nos dava a capacidade de obter uma base forte e, consequentemente, maior versatilidade no Kumite.

 

Programa Karate-Do:

4- Mestre Helio Arakaki, uma vez que o senhor estudou Karate-Do com o mestre Juichi Sagara e este também foi mestre do mestre Benedito Nelson o “Mão de Ferro”, o senhor conheceu o mestre Benedito? Caso tenha ou não conhecido ele, alguns dos seus companheiros de Dojo também ficaram conhecidos?

 

Mestre Helio Arakaki:

 

 Sensei Benedito foi de uma geração anterior à minha dos que treinaram com o Mestre. Eu tive a oportunidade de encontrá-lo nas vezes que passava em SP e ia visitar o Sensei Sagara.

Conhecei o Sensei Cid, seu filho, que morou e treinou com o Sensei em SP.

Quanto ao Sensei Benedito, sei que tinha um Karate forte, além de ser uma excelente pessoa. Era isso que eu ouvia a seu respeito.

 

Programa Karate-Do:

5-Agora falando da essência da arte que o senhor tanto enfatiza, o senhor vê os aspectos técnicos e filosóficos fundamentais para se forjar o verdadeiro profissional de Karate-Do se perdendo nos dias atuais e estudantes de Karate-Do se focando mais em campeonatos, ou tudo flui bem sem alterações na atualidade?

 

Mestre Helio Arakaki:

 

 Sim, como disse anteriormente, em muitos Dojos Shotokan não se vê ênfase ao Kihon e Kihon Ippon e Kata. O que constato é muito treino voltado para competição.

Qual a consequência disso? Um Karate sem identidade de estilo. Pode-se dizer estilo WKF, onde todos os karatecas se moldam em função da competição.

Obviamente, existem Senseis que sabem administrar muito bem o Karate Budo e o Karate competitivo. Mas são bem poucos, infelizmente.

 

Programa Karate-Do:

6-Mestre, dos anos 90 para cá com o início do Vale Tudo e hoje MMA, muita coisa mudou e vende-se mais outros aspectos da coisa do que os valores proporcionados pelas artes marciais. O que o senhor acha do MMA?

 

Mestre Helio Arakaki:

O MMA mudou muito desde os primeiros UFC. Está mais “humanizado”. Vimos lutadores com atitude exemplar, como os brasileiros Lyoto Machida, Aldo, Minotauro etc. Sem dúvida que o MMA é uma modalidade de luta com suas caracteristicas próprias direcionadas ao sistema de regras e objetivo principal de ganhar.

 

  

Programa Karate-Do:

7-Hoje certos aspectos do treinamento original do Karate-Do estão postos de lado. Aprendi com meu Sensei que embora hoje seja mais opcional o uso do Makiwara, ele existe e eu pessoalmente treino com ele. O que o senhor acha de alguns jovens praticantes de Karate nem conhecerem o que seja um Makiwara e se ligarem apenas no Karate esportivo sem tanta preocupação com kime, mas sim apenas com velocidade?

 

Mestre Helio Arakaki:

O makiwara é essencial, embora eu tenha retirado aqui do Dojo. Ele condiciona bem as mãos para o soco e outros golpes. Mas deve ser treinado com orientação voltado ao movimento do quadril, base firme e kime.

 Vejo muitos alunos treinando sem estas preocupações, e ai as consequências são visíveis: soco empurrado, sem kime, e até lesões, principalmente na articulação do ombro.

 

Programa Karate-Do:

8-Mestre Helio Arakaki,o senhor trabalha com o que o senhor chama de Karaterapia usando assim o Karate-Do para saúde física, mental e espiritual. Ao meu ver o senhor trabalha com a essência do “Do”. Fale um pouco para nós sobre esse trabalho.

 

Mestre Helio Arakaki:

Na realidade, o Karate na sua prática já é terapêutica. Descarrega a agressividade, fortalece a personalidade etc.

Agora, é fundamental que se trabalhe questões como zanchin, auto observação, percepção corporal e, muita transmissão de ensinamentos aos alunos para que eles possam associar a prática do Do à sua vida cotidiana.

O que quero dizer é que não basta treinar, suar, aliviar a tensão, é preciso que o aluno transforme-se enquanto ser humano, que tenha consciência das sua limitações e vá superando-as, ou seja, se transforme em pessoa melhor.

 

 

 

Programa Karate-Do:

9-Mestre, quando falamos que damos uma ênfase ao aspecto filosófico do Karate-Do lado a lado com a arte em si, ou seja a parte marcial, muitos que nos procuram, só pelo fato de citarmos o aspecto filosófico e não da competição, entendem que não ensinamos a lutar, mas sim só a filosofia. O senhor  sente que as pessoas que o procuram pensam que o senhor não ensina o aspecto marcial da arte por se preocupar em passar acima de tudo os valores dela?

 

Mestre Arakaki:

Eu, pessoalmente, constato que os alunos adultos que chegam aqui, estão buscando não apenas uma auto defesa, mas em busca de sentido para a vida. Penso que cada Dojo tem seu público de acordo com as suas buscas. Alguns querem competir, outros querem lutar. Então, o ideal é aplicar treinamentos que enfatizem os aspectos filosóficos e técnicos na mesma proporção. Buscar um Karate forte, capaz de ser utilizado em situações reais, bem como uma consciência que faça do Karate um modo de vida saudável.

 

Programa Karate-Do:

10-Mestre Helio Arakaki, ainda existem aqueles que estão no Karate-Do, mas não estudam Karate-Do por não gostarem de estudar e exercitar os Kata que sabemos que são a alma do Karate-Do. Com isso só gostam de kumite. O senhor tem algo a falar sobre isso?

 

Mestre Helio Arakaki:

Como disse anteriormente, cada Dojo tem seu público. Cada um busca algo que lhe interessa. Nunca, nós senseis, teremos o poder de mudar as pessoas forçadamente. Cabe a nós, então, dedicar aos nossos alunos que entenderam o real significado da Arte. Se de 1000, 1 praticar o Karate na sua totalidade, pode-se considerar um sensei realizado.

bottom of page