top of page

A ideia

Quando pensei em criar o Programa Karate-Do em realidade ainda não era um faixa preta, mas por ter a certeza de que estava a caminho da mesma, segui em frente com toda a força de vontade que me guiava a intuição do propósito de dar voz a todos aqueles profissionais consagrados que a nossa mídia não focava e principalmente dar voz para aqueles que como eu, amam o Karate-Do, mas que se dependessem da atenção da mídia, jamais apareceriam e teriam seus trabalhos reconhecidos.

Inicialmente percebi o quanto era ousada a ideia na época de um estudante de nível Kyu, criar um programa no YouTube, um blog inicialmente do mesmo, sair entrevistando mestres consagrados e colocar o que pensava sobre o Karate-Do em textos na internet.

 

Isso nem mesmo meus antigos companheiros de Dojo mais graduados que eu haviam feito e por isso mesmo, me trazia um certo constrangimento. Ainda assim segui em frente com meus pensamentos e com o tempo vi quem apoiava e quem não compreendia a ideia não só a respeito do programa, como também a respeito da minha visão  sobre o Karate-Do Shotokan Ryu.

Obviamente após chegar a faixa preta comecei a amadurecer alguns aspectos e a meditar a respeito de tudo que eu havia aprendido tecnicamente falando, todas as minhas falhas e no que eu deveria melhorar. Segui meu caminho com os ensinamentos do meu ​Sensei e até do Sen-pai do Dojo que muito me ensinou também!

É justamente nesse contexto que entra o espírito do Programa Karate-Do e minha concepção a respeito do Karate-Do, pois vejo que ser um adepto do Karate-Do é viver a proposta do "Do" e principalmente o Budo tão exigido na prática desta arte marcial e das demais artes marciais japonesas.

Falo isso porque viver o Budo é ver o Karate-Do muito mais do que uma arte marcial de elite, mas sim, principalmente viver a cortesia, integridade, harmonia entre os praticantes e sociedade etc. E por isso mesmo penso que a evolução da técnica vem com os anos de prática e apesar de ostentarmos uma faixa preta na cintura denotando sermos representantes dessa arte marcial e termos que a representar dignamente tecnicamente falando, mais que isso, devemos ser pessoas honestas, de caráter aperfeiçoado por essa arte marcial e com isso, devemos ser uma referência para aqueles que virão depois de nós. E por isso devemos mostrar que uma faixa preta é um sinal de resistência, persistência, honestidade e acima de tudo humildade. 

O Programa Karate-Do trás reflexões referentes as técnicas e ao Budo de modo que o indivíduo pensa a respeito desses temas e claramente percebe que o que não deve ocorrer mas acaba ocorrendo é que o Budo é entendido segundo o conforto da consciência de cada um, pois ao mesmo tempo em que uns pensam que as atitudes e modo de proceder dos outros é uma contradição no Budo que esses dizem viver, esses outros acham o mesmo daqueles que os criticam. Então a questão no universo do Karate-Do referente ao Budo e até a suas técnicas, muitas vezes é vivida no mesmo patamar da crença em Deus, ou seja, cada um o interpreta de uma forma, mas sabemos que o certo é certo e o errado é errado.

E é justamente com essa consciência e humildade que cheguei em variados mestres de Karate-Do e até de outras artes marciais consagrados ou não, para pedir uma entrevista. Nessa caminhada entrevistei grandes mestres como o saudoso Kyoshi Benedito Nelson o 'Mão de Ferro", o gigante do Karate-Do brasileiro o Shihan Sohaku Bastos, Sensei Chinzo Machida entre outros.

Por isso acredito que criar o Programa Karate-Do foi a melhor forma deu agradecer a arte por tudo que me deu internamente de felicidade como autoconfiança, consciência da importância da meditação e introspecção para que eu me conhecesse melhor entre tantos benefícios.

Para vocês que acompanham o meu trabalho e o Programa Karate-Do, digo que muito mais vem por aí! E para vocês que estão me conhecendo agora e tendo a primeira impressão sobre o Sensei Allan Franklin e do que faço neste trabalho, digo a vocês em primeiro lugar que sejam bem vindos e que tenham  a mente aberta, pois o Karate-Do é tudo aquilo que você ouviu falar em livros sérios, vídeos sérios e com seu Sensei caso seja um adepto dessa arte marcial, mas ele é tudo aquilo que outros mestres também sérios que não são os seus, pertencem a outras escolas e linhagens mesmo dentro do seu estilo ou não, também falam, pois o Karate-Do não pertence a um só mestre.

Portanto esse é o espírito do Programa Karate-Do, quero dizer, trazer a consciência para os adeptos desta arte marcial de que ele deve estar sempre aberto a ouvir os mestres, companheiros de estudo com a sua graduação, mais graduação  e até os que possuem menos graduação. estudar sempre, questionar a cegueira e fanatismo nas escolas e tradições para que então o Karate-Do Shotokan Ryu se mostre versártil entre seus adeptos e com isso se mostre mais atual do que nunca!

 

Oss!

 

Sensei Allan Franklin 

sensei allan franklin
bottom of page